4 Farsas divulgadas no Facebook que você provavelmente viu

Todos os dias aparecem no Facebook correntes e imagens que incentivam o internauta a clicar, compartilhar e curtir para ajudar em alguma causa ou participar de sorteios. Mas, muitas imagens e histórias contadas na rede social que são repassadas diariamente não são verdadeiras. Veja alguns exemplos:

1 – Sorteio de Iphones

imagem sorteio iphone

Fonte da imagem:  Facebook/Divulgação Site Techmundo

Várias imagens que prometiam sortear aparelhos da marca Apple circularam no Facebook. Todas pediam para que o internauta compartilhasse e curtisse a imagem para participar do sorteio. Uma dessas promoções foi criada por uma página intitulada de Universidade Positivo, uma falsificação que tentava usar o nome da instituição de ensino para conseguir muitas curtidas. Nenhum tipo de sorteio desse tipo é verdadeiro. É apenas uma forma de os donos das páginas e posts conseguirem um grande número de acessos e curtidas.

2 – Militares contrariados com a posse de Renan Calheiros

Uma foto que mostra alguns militares com expressão séria, enquanto outros presentes em um evento aplaudem, foi associada à posse do senador Renan Calheiros na presidência do Senado, em fevereiro desse ano. Contudo, a imagem que foi bastante divulgada não se refere à posse do senador. Se refere à uma cerimônia que aconteceu em 2011 e aprovou a criação da Comissão da Verdade, para julgar as violações dos direitos humanos que aconteceram durante a ditadura militar.

posse_renan

Fonte da imagem: Reprodução Facebook feita pelo site E-farsas.com

A foto com a descrição falsa de que a imagem mostrava a contrariedade dos militares na posse do senador foi postada no Facebook por um vereador do PSDB e ex-comandante das Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota),o coronel Telhada. O erro cometido pelo oficial foi pauta de uma matéria publicada pelo Estadão e toda a fraude foi desmascarada pelo site E-farsas.com.

3 – Sorteio do jogo Diablo III

Fonte da imagem: Reprdoução Facebook/ Divulgação site Techmundo

Fonte da imagem: Reprdoução Facebook/ Divulgação site Techmundo

Outro sorteio que foi bastante compartilhado no Facebook foi o dos jogos Diablo III. Uma página anunciou que foi escolhida para sortear muitos exemplares do jogo e que para concorrer o internauta também precisava curtir a página e repassar a imagem. Esse sorteio também era falso. Pretendia apenas fazer com que a página alcançasse um grande número de curtidas. Assim, o dono da página pode, depois apagar as informações, vendê-la para pessoas que se interessam em ter alguma página com muitas pessoas que recebem seu conteúdo.

4- Notícia da morte do garoto propaganda da Bombril

Fonte da imagem: Reprodução Google imagens

Fonte da imagem: Reprodução Google imagens

A notícia de que Carlos Moreno, o garoto propaganda da Bombril, havia morrido circulou não só no Facebook como também no Twitter no fim de março. A informação é falsa, assim como a morte de muitos outros famosos que já foram postadas na internet sem nenhuma fonte oficial. O site E-farsas.com mostrou que a notícia era falsa e deu dicas de como reconhecer um boato: as notícias geralmente não tem data nem muitos detalhes, são assuntos que chamam a atenção, pede ao internauta para compartilhar e repassar e sempre volta a aparecer tempos depois na rede.

As farsas conseguem muita visibilidade na internet porque todos compartilham as informações sem antes checar se são verdadeiras. Sempre que aparecer algo em seu feed do Facebook, procure investigar, peça mais informações à pessoa ou páginas que postou a informação e só compartilhe se confirmar que não se trata de mais uma farsa.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s