Anonymous: o ativismo rebelde e muitas vezes ilegal dos hackers

Anonymous-SealVocê já ouviu falar no grupo Anonymous? Ele é formado por hackers que se consideram ativistas, os hackativistas, que planejam e executam ações na internet, para divulgação de dados ou bloqueio ao acesso de informações. Suas iniciativas não são vistas com bons olhos, já que são um grupo rebelde e muitas vezes usam de meios ilegais para conseguir e divulgar dados.

O anonymous, como o próprio nome do grupo mostra, não revela a identidade de seus membros, que quando aparecem em alguma imagem postada por eles usam máscaras. Uma ação do grupo que ficou conhecida no mundo todo foi ter tirado do ar o site do FBI. Esta foi uma iniciativa de protesto quando o site Megaupload foi fechado por contrariar o que os projetos de lei norte-americanos (S.O.P.A. e P.I.P.A.) regulamentavam sobre compartilhamento de conteúdo na internet.

O grupo tenta se passar por uma equipe que tem muitos conhecimentos tecnológicos mas, como já comentaram alguns especialistas, suas ações não são tão complexas. Por exemplo, no caso do site do FBI, o que eles fizeram foi promover um Ataque de Negação de Serviço (DoS Attack – Denial of Service), forma do site não ficar disponível para acesso. E como fazem isso? Eles programam um computador para monitorar e fazer com que muitos outros acessem ao mesmo tempo o site que se deseja tirar do ar. Um vírus é espalhando e as máquinas que se contaminam com ele passam a ser usadas pelos hackers para sobrecarregar o site. Como todo site possui um número limitado de acessos, ao ser visitado por inúmeras máquinas, o servidor muitas vezes trava ou é reiniciado.

Esse ciberativismo do Anonymous é muito questionável. No Brasil há grupos hackers que se intitulam como membros do grupo Anonymous Brasil. Eles usam de questões polêmicas e relevantes para a sociedade para praticarem ações ilegais e se promoverem. Fiquem de olho e não acreditem em tudo o que esses anônimos pregam.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s