Parece mesmo que virou moda. E essa moda também deve ser um negócio bastante rentável. A cada dia surgem novos sites que criam petições on-line e lutam para ganhar acessos e assinaturas dos internautas. Além do tão criticado Avaaz, outro site internacional que também abriu escritório no Brasil foi o Change.org. Assim como o primeiro, sua credibilidade é questionável.
Para assinar alguma petição do site não é necessária muita informação. Basta colocar um nome, sobrenome, e-mail e a cidade onde reside. Contudo, é possível inventar nomes, e-mails e citar um município bem diferente do qual você se encontre. Ou seja, qualquer um pode falsificar inúmeras assinaturas. O lucro do Change.org vem dos anúncios de abaixo-assinados pagos pelos usuários do site.Quem deseja dar visibilidade para sua petição pode pagar uma quantia e ela ganhará destaque e será visualizada pelos visitantes.
Dessa forma, o Change.org é na verdade uma empresa, que visa lucrar permitindo a criação e anunciando petições que mostram causas sociais e, por isso, tem grande participação dos internautas. Esses abaixo-assinados não representam nada frente aos trâmites políticos para elaboração de leis e melhorias sociais. Não perca seu tempo acessando essas plataformas que só visam gerar renda para os donos dos sites.